quinta-feira, 15 de março de 2012

Teatro das Oprimidas

Teatro das Oprimidas


Nessa terça-feira, dia 13 de março, fiz a prometida Oficina de Teatro das Oprimidas. Todos os participantes – 4 mulheres e 2 homens – eram ingressantes do curso de Licenciatura em Arte-Teatro. Foi uma ótima experiência conhecê-los e poder contar sobre o Teatro do Oprimido, que faz parte da minha formação enquanto educadora e cidadã.





O Teatro do Oprimido é um conjunto de técnicas teatrais sistematizadas pelo teatrólogo Augusto Boal: Teatro Fórum, Teatro Invisível, Teatro Legislativo, Teatro Imagem, Teatro Jornal e Arco-íris do Desejo.

        No Teatro Fórum um grupo apresenta uma situação de opressão: um personagem tem um grande desejo e os opressores o impedem de realizar essa vontade. No fim da cena os epect-atores são convidados à refletir sobre a história, os personagens e as relações de opressão apresentadas. Neste momento são incentivados a pensar em uma alternativa para a situação e, em vez de expor verbalmente sua ideia, deve entrar no espaço cênico, substituindo um dos atores, e testar na prática sua alternativa.

Augusto Boal dizia que “o Teatro do Oprimido é um ensaio para revolução”, pois quem entra em cena propondo uma possibilidade, está ensaiando para transformá-la na vida real.





A ideia de fazer um Teatro das Oprimidas, vêm de um desejo antigo de criar um grupo de teatro feminista. Analisando a situação das mulheres no Brasil, é perceptível que as mais oprimidas são as negras, pobres, lésbicas e acima do peso.

Nesse semestre será desenvolvido uma “Formação de Teatro das Oprimidas” que terá como questões a ditadura da beleza, a ideologia do branqueamento, o machismo e a desigualdade econômica.






O curso terá duração de 3 meses, a partir do dia 2 de abril de 2012, todas as segundas-feiras, das 19:00 às 22:00. 

As inscrições iniciam dia 18 de março e são gratuitas através do e-mail alicefnunes@gmail.com, com uma pequena carta de interesse – por que você quer fazer esse curso? – e seu nome completo, ocupação, bairro e telefone para contato.

As oficinas serão ministradas no Instituto de Artes da UNESP que fica na Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, 271. Ao lado do metrô Barra Funda. A sala está localizada no 2º andar do prédio de Artes, de número 201.






Por favor, divulguem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário