segunda-feira, 5 de março de 2012


1º dia da Semana das Mulheres do IA
por Alice Nunes

Boa noite!

Venho escrever aqui para contar como foi a experiência do primeiro dia da Semana das Mulheres, 5 de março de 2012. Pouco antes da abertura (14:30) tivemos alguns problemas com a reserva das salas, com a divulgação, mas logo conseguimos resolver – com a colaboração do prof. Milton, que disponibilizou sua sala de aula para a nossa oficina – e nos preparamos para a abertura.



         Coloquei na lousa o cronograma da semana e expliquei como foi feita a organização, quem estava participando e quem está apoiando o projeto.

         Somos um grupo de estudantes voluntárias, dos três cursos de artes do campus, que tivemos essa ideia via facebook e decidimos colocá-la em prática. Iniciamos os convites por e-mail para possíveis palestrantes, cias teatrais, artistas para a exposição e assim organizamos a programação. Em seguida, expliquei detalhadamente cada evento da Semana.

         Passei a palavra para o Gabriel Urasaki, estudante do 5º ano de Artes Visuais que se disponibilizou a nos orientar nas técnicas e criações de Stencil e Faixas de Protesto – para contribuirmos esteticamente na Marcha do dia 8.





         Ele iniciou a oficina mostrando seus trabalhos de stencil e explicando como seria o processo artístico. Selecionamos algumas frases já conhecidas para treinar e, se possível, pinta-las em camisetas. A oficina teve 15 participantes e foi bem produtiva.




         As 18:00 fomos para a sala 413 participar do Cinemulher, que exibiu o filme A Excêntrica Família de Antônia. Com 10 participantes e 2 sacos de pipoca, nos divertimos com as situações de rebeldia feminista de algumas personagens da ficção. Foi uma boa experiência! Encerramos essa segunda-feira com uma rápida conversa de planejamento sobre o nosso Vídeo-poesia.

         Fiquei muito feliz com a participação dos estudantes nesse primeiro dia. Alguns não puderam ficar por muito tempo, mas passaram, perguntaram, tiraram fotos, enfim, se interessaram pela temática.

Por fim quero agradecer à direção do IA que nos apoiou com os espaços e equipamentos; ao DAMB que está apoiando financeiramente o projeto; e à todas as voluntárias que estão trabalhando para que essa Semana seja divertida e revolucionária.

Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário